Bolsa de estudo 12.09.2016

12 de setembro de 2016

Nesta data a CCP do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica convoca todos os orientadores que queiram apresentar candidaturas à bolsa de estudos para alunos regulares de mestrado ou doutorado devidamente matriculados, a submeterem estas candidaturas, via Sistema PPGEM, bastando, para isso, submeter plano de trabalho do bolsista e Currículo Lattes. No caso de pedido de bolsa de mestrado, deve ser acrescentado o histórico da graduação, e no caso de aluno de doutorado o histórico do mestrado. O prazo para submissão de candidatos será entre os dias 12/09 à 21/09/2016, às 17:00h.

Os alunos serão classificados segundo o seguinte critério:

1. Análise do plano de trabalho, para o qual será atribuída uma nota pela CADIS (Comissão de Atividade Discente);
  2. Análise do histórico do aluno e de publicações recentes que constem no seu plano de trabalho (além de nota conseguida no exame de ingresso para alunos recém-ingressos no mestrado), ao qual será atribuída uma nota pela CADIS.
  3. Não serão renovadas as bolsas de alunos com parecer insatisfatório no relatório anual, segundo o procedimento de avaliação da CADIS ou uma reprovação no curso em que estiver matriculado.

Assim, cada aluno terá uma média que por sua vez será ponderada segundo o número de alunos de cada orientador seguindo o seguinte critério:

1. Fator multiplicativo 1,0 se o respectivo orientador tiver até dois alunos com bolsa do programa;
  2. Fator multiplicativo de 0,8 se o respectivo orientador tiver 3 alunos com bolsa do programa;
  3. Fator multiplicativo 0,65 se o respectivo orientador tiver 4 alunos com bolsa do programa;
  4. Fator multiplicativo de 0,5 se o respectivo orientador tiver 5 alunos com bolsa do programa;

Em qualquer caso, a nota de corte para a concessão de bolsa será 5, 0, portanto, candidatos com nota, seja no plano de trabalho seja no desempenho individual, menor que esta, estarão automaticamente desclassificados.

Ressaltamos que o plano de trabalho requerido tem a função de constar como documento de ingresso e de acompanhamento do bolsista permitindo à CADIS e à CCP ter uma visão exata do que faz o corpo discente. Assim, não serão aceitos artigos, textos de qualificação, etc. e sim um documento sucinto (para o qual trechos de outros documentos em português podem contribuir) com o seguinte teor:

1. Identificação do estudante e do seu orientador, indicando o curso (mestrado ou doutorado) e o ano da primeira matrícula no PPGEM
  2. Titulo (tentativo) do trabalho de dissertação ou tese
  3. Introdução posicionando o trabalho sobre sua importância acadêmica e tecnológica, bem como dos resultados esperados.
  4. Objetivo (um parágrafo ou no máximo dois, dizendo claramente o que será a contribuição do trabalho proposto)
  5. Metodologia (como o aluno pretende conseguir os resultados almejados e quais as atividades relevantes para conseguir estes objetivos)
  6. Cronograma anual (o que será feito, incluindo créditos a serem obtidos em disciplinas, nos próximos 12 meses a partir da data da concessão da bolsa)
  7. Cronograma geral (o que será feito até obter o titulo, incluindo as atividades do item anterior, intercâmbios, sanduíche e outras atividades programadas)
  8. Bibliografia utilizada
  9. Assinatura do aluno e do seu orientador

Portanto não estamos esperando documentos com mais de 10 páginas, nem há a necessidade de tomar tanto tempo de alunos e orientadores. Pedimos, portanto, a gentileza de serem pragmáticos e objetivos.

CCP – Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica