Processo seletivo (MS GRE)

EDITAL 2018/2019 – PROCESSO SELETIVO ADICIONAL PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES E ESPECIAIS AO CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM).

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (CCP/PPGEM) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público aos interessados, de acordo com o os Artigos 41 e 42 do Regimento da Pós-Graduação da USP, que estão abertas as inscrições, de forma mensal e adicional ao processo seletivo bianual, para ingresso de alunos regulares e alunos especiais de mestrado. As inscrições para o processo seletivo acontecerão do primeiro ao décimo dia de cada mês, de dezembro de 2018 a dezembro de 2019. O Processo Seletivo do PPGEM tem a validade de um ano.

1. Informações Gerais e Inscrições

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo oferece cursos de Mestrado e Doutorado nas seguintes áreas de concentração:

  • Engenharia de Controle e Automação Mecânica;
  • Engenharia Mecânica de Energia e Fluidos;
  • Engenharia Mecânica de Projeto e Fabricação.

Informações mais detalhadas sobre os grupos de pesquisa, orientadores, regulamentos e calendário estão disponíveis no site http://www.usp.br/ppgem.

1.1. Documentos necessários para a inscrição

Para o processo de inscrição dos candidatos a Mestrado é preciso:

  • preencher o formulário encontrado no site do PPGEM; esse preenchimento deve ser feito on-line no site, e para tanto é necessário “Criar Nova Conta” de usuário (verificar no canto esquerdo inferior da página principal), e após o primeiro acesso utilizar o link “Minhas Inscrições”.

Tabela 1. Documentos necessários (cópias) e forma de entrega

Procedência Documentos Necessários (cópias) Forma de Entrega
I. Candidatos Brasileiros. 1. RG ou documento equivalente com foto (ex: carteira de habilitação);
2. CPF;
3. Diploma de graduação. Por ocasião da matrícula no PPGEM, será obrigatório apresentar o Certificado de Conclusão ou o Diploma de Graduação;
4. Histórico escolar de graduação;
5. Comprovante de endereço;
6. Curriculum Lattes;
7. Duas cartas de recomendação de professores de graduação;
8. Certificado do GRE realizado nos últimos dois anos.
As cópias deverão ser anexadas ao formulário de inscrição no site do PPGEM no momento da inscrição.
II. Candidatos Estrangeiros. 1. Passaporte;
2. Diploma de graduação. Por ocasião da matrícula no PPGEM, será obrigatório apresentar o Diploma de Graduação;
3. Histórico escolar de graduação, ressaltando critério de avaliação e faixa de notas no referido país;
4. Curriculum Lattes (ou equivalente);
5. Duas cartas de recomendação de professores de graduação;
6. Certificado do GRE realizado nos últimos dois anos.
As cópias deverão ser anexadas ao formulário de inscrição no site do PPGEM no momento da inscrição.
2. Critérios de Seleção para Mestrado

2.1. Sobre a admissão ao curso

A admissão do candidato aos cursos de Mestrado será feita por meio de:

  • GRE (Graduate Record Examinations), obtidos nos últimos dois anos. GRE General Test com as seguintes pontuações mínimas: 155 (Verbal Reasoning), e 158 (Quantitative Reasoning), e 3,0 (Analytical Writing);
  • Análise prévia, pela Comissão de Seleção do PPGEM, de documentação do candidato, conforme Tab. 1;
  • Exame de arguição (presencial ou por vídeo conferência) por uma banca.
3. Sobre a proficiência em língua estrangeira

3.1. Para Candidatos Brasileiros

Para o ingresso de candidatos brasileiros ao PPGEM (Mestrado), no presente edital, a proficiência em língua inglesa já está demonstrada pelo certificado GRE.

3.2. Para Candidatos Estrangeiros

Para o ingresso de candidatos estrangeiros ao PPGEM (Mestrado), no presente edital, a proficiência em língua inglesa já está demonstrada pelo certificado GRE.

Deve-se ressaltar que a exigência de proficiência em língua portuguesa é requisito para a inscrição no Exame de Qualificação do curso de Mestrado (conforme Regulamento do PPGEM).

A proficiência em língua portuguesa deverá ser comprovada por meio do atestado de aprovação, no mínimo no nível intermediário superior, no CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) ou aprovação no exame de proficiência do Centro de Línguas da FFLCH-USP. Somente serão aceitos resultados de exames realizados nos últimos três anos.

Para mais informações sobre o CELPE-Bras acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ e digite “CELPE-Bras” na ferramenta de busca.

4. Datas Importantes
  • Entre os dias 1 e 10 de cada mês Período de inscrições.
  • Entre os dias 20 e 25 de cada mês Exame de arguição (Presencial ou por teleconferência). No mês de dezembro, excepcionalmente, a entrevista ocorrerá entre os dias 17 a 20/12).
  • Dia 28 de cada mês Divulgação da lista de aprovados para matrícula no Mestrado. O resultado dos exames realizados em dezembro será divulgado na primeira semana de janeiro.
  • Data a confirmar Matrícula na secretaria do PPGEM.

Observação:

  1. Alunos de cidades distantes poderão solicitar a arguição oral por videoconferência mediante agendamento. Para tanto o aluno se responsabiliza a estar, no horário determinado, conectado à Internet banda larga, com câmera de vídeo e microfone. O aluno deverá se conectar a um serviço provido pelo site do PPGEM na hora determinada com senha de acesso que lhe será comunicada.
5. Observações Finais Para Alunos Estrangeiros

De acordo com as regulamentações da USP, por ocasião da matrícula no programa de pós-graduação dos alunos estrangeiros aprovados no processo seletivo, é obrigatória a apresentação do visto válido de permanência no Brasil, obtido na Embaixada ou Consulado Brasileiro no país de origem (a Secretaria do PPGEM providenciará carta de aceite para entrada do pedido do visto), e do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) válido ou protocolo de pedido de expedição do documento junto à Polícia Federal do Brasil, com o número do RNE.

Em caráter excepcional, a matrícula poderá ser feita apenas com o passaporte e o visto válido, desde que acompanhado pelo comprovante de agendamento do Registro/Emissão de Carteira de Identidade de Estrangeiro emitido pela Polícia Federal; nesse caso, após o comparecimento do estudante na Polícia Federal, o interessado deverá apresentar na Secretaria de Pós-Graduação, no prazo máximo de 15 dias, o protocolo/documento expedido pela Polícia Federal, com o número do RNE, para regularização do cadastro.

A fim de evitar atrasos na emissão do visto e do RNE, recomenda-se que os alunos estrangeiros não aguardem a divulgação do resultado final para só então fazer os agendamentos da entrada do pedido de visto nas Embaixadas/Consulados do Brasil em seus países de origem e do RNE na Polícia Federal.