Processo Seletivo para bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES

EDITAL Nº 01/2017

Institui as regras para o Processo Seletivo para bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) faz saber que estão abertas inscrições para a seleção de 01 (um) Bolsista de Pós-Doutorado, em consonância com as regras do Programa Nacional de Pós-Doutorado definidas pela Portaria nº. 086 de 03 de julho de 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Os membros da Comissão de Seleção para o presente processo serão definidos pela CCP.

O PNPD tem como objetivos:

  1. Promover a realização de estudos de alto nível;
  2. Reforçar os grupos de pesquisa nacionais;
  3. Renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa;
  4. Promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

O PNPD consiste de bolsa auxílio mensal de Pós-Doutorado no valor de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) paga ao bolsista diretamente pela CAPES, durante o período de execução do projeto.

1. PERFIL DO CANDIDATO

Exige-se do candidato atender os seguintes requisitos:

  1. Possuir o título de doutor, quando da implantação da bolsa, obtido em Programas avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;
  2. Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

2. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  1. Os inscritos serão avaliados e classificados pela Comissão de Seleção, que levarão em conta dois conjuntos de critérios: proposta de projeto de pesquisa, e candidato. Em relação à Proposta de Projeto de Pesquisa, serão considerados a relevância do tema (peso 2), estrutura da proposta (peso 2), fundamentação (peso 2), potencial de desenvolvimentos científico e tecnológico (peso 3), e a infraestrutura e viabilidade (peso 1). Em relação ao Candidato serão consideradas a produção científica (peso 4), histórico acadêmico e profissional (peso 4), e o potencial de desenvolvimento acadêmico (peso 2). O critério proposta de projeto de pesquisa terá peso 4 e o critério candidato terá peso 6.
  2. Os candidatos serão classificados em ordem do primeiro colocado até o último colocado.
  3. O primeiro candidato terá 5 (cinco) dias, a contar da data do e-mail de divulgação do resultado, para demonstrar interesse pela vaga. Caso contrário, será convocado o segundo candidato, que também terá 5 (cinco) dias para demonstrar interesse pela vaga. Este processo se repetirá até o final da lista dos candidatos classificados, se for o caso.

3. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

Os documentos citados deverão ser enviados em formato digital (PDF), em um único arquivo compactado, para o e-mail ppgem@usp.br (institucional do programa). O assunto da mensagem deve ser “Inscrição – PNPD” seguida do nome completo do candidato.

  1. Currículo Lattes atualizado em formato pdf (não será aceito o link);
  2. Carta ou e-mail de docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EPUSP com o aceite de se tornar supervisor da proposta;
  3. Projeto de Pesquisacontendo no máximo 20 páginas. Para fundamentar a escolha da proposta, o plano de pesquisa deve possuir Introdução, Objetivos, Revisão da Literatura, Metodologia, Benefícios Esperados, Recursos e Cronograma. Podem ser acrescentados itens para facilitar a avaliação, conforme descrito no item 2.A.
  4. Cópia do CPF e do documento de identidade;
  5. Diploma ou Certificado do Doutorado ou Ata da Defesa de Tese;
  6. Histórico Escolar do Doutorado.

4. CRONOGRAMA

Prazo de inscrição: de 14/03/2017 a 29/03/2017 (15 dias corridos);

Análise da documentação: de 30/03/2017 a 31/03/2017;

Definição da Comissão de Seleção: 03/04/2017 (reunião do PPGEM);

Divulgação do resultado até: 24/04/2017.

5. DOCUMENTOS PARA OUTORGA DA BOLSA

As cópias dos documentos listados abaixo deverão ser enviadas em formato digital (PDF) para o e-mail: ppgem@usp.bre os originais devem ser apresentados na Secretaria do PPGEM:

  1. Título de Doutor (Certificado ou Diploma) – cópia simples e original;
  2. Documento de identidade com validade nacional ou passaporte com visto temporário de permanência no país (no caso de estrangeiro), CPF e comprovante de residência com CEP – cópia simples e original;
  3. Demonstrativo de Conta Corrente do Banco do Brasil (exclusivamente) – cabeçalho de extrato – em que o candidato seja o titular da mesma – cópia simples e original;
  4. Título de Eleitor e comprovantes das duas últimas eleições ou comprovação de estar em dia com as obrigações eleitorais no caso de candidato brasileiro – cópia simples e original;
  5. No caso de ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, apresentar comprovante de afastamento da instituição de origem por prazo compatível com o prazo de vigência da bolsa (via original).
  6. Além da documentação acima, poderá requerer a apresentação de documentação complementar.

6. DO BOLSISTA EXIGE-SE

  1. A. Dedicação exclusiva às atividades de pesquisa financiadas pela bolsa de Pós-Doutorado que é objeto deste edital de seleção;
  2. B. Desenvolver atividade de pesquisa de acordo com o Projeto de Pesquisa apresentado no momento da inscrição em conjunto com docentes permanentes ou grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EPUSP;
  3. C. Apresentar Relatórios de Atividades (conforme Portaria CAPES nº 086 – http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_P NPD.pdf);
  4. D. Ter pleno conhecimento do presente Edital, bem como da Portaria nº. 086 de 03 de julho de 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e das Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EPUSP.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS:

7.1 Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EPUSP podem ser obtidas no site: http://ppgem.usp.br ou pelo e-mail: ppgem@usp.br.
7.2 O presente Edital terá validade de 1 (um) ano a partir de sua divulgação.

Prof. Dr. Marcos de Sales Guerra Tsuzuki

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EPUSP

VOCÊ PODE GOSTAR ...