F.A.Q.

Regulamento do PPGEM

https://www.prpg.usp.br/pt-br/faca-pos-na-usp/programas-de-pos-graduacao/143-engenharia-mecanica

Regimento de Pós-Graduação da USP

https://www.prpg.usp.br/pt-br/apoio-administrativo/legislacoes/regimento-da-prpg

Informações para Ingresso no Doutorado do PPGEM

As inscrições para o processo seletivo acontecerão do primeiro ao décimo dia de cada mês, de janeiro a dezembro. O resultado do Processo Seletivo do PPGEM tem a validade de um ano. Consulte o edital vigente.

Matrícula Aluno Especial de Outro Programa de PG da USP

O PPGEM aceita somente matrícula de alunos especiais aprovados em exame de ingresso no programa de PG/USP de origem. Para realizar matrícula de aluno especial no PPGEM é necessário enviar por e-mail o requerimento de matrícula (disponível no site do PPGEM) acompanhado de declaração de aprovação em exame de ingresso emitida pela secretaria do programa de origem ou uma página oficial do programa com seu nome na lista de aprovados.

Inscrição no exame de Qualificação

Na data de inscrição que consta no Janus, o aluno deverá enviar por e-mail o formulário inscrição para o exame de qualificação em PDF assinado pelo aluno e pelo orientador (disponível no site do PPGEM). Após o lançamento no sistema pela secretaria do PPGEM, o aluno terá 60 dias para realizar o exame.

Após a inscrição, o orientador deverá solicitar a banca pelo site do PPGEM.

Aprovada a banca e definida a data do exame, o aluno deverá retroagir 21 dias para envio do texto da qualificação em formato PDF por e-mail para os membros da banca, orientador e com cópia para a secretaria do PPGEM.

No mesmo e-mail o aluno deverá informar data e horário do exame e se será presencial, híbrido (orientador e aluno presencialmente) ou totalmente remoto, sendo este último somente até 23/12/2022.

Prorrogação circular 8082

Favor ler o documento na íntegra.

Caso haja interesse e não tenha solicitado prorrogação anteriormente pela mesma circular, favor enviar e-mail para a secretaria do PPGEM, com cópia para o orientador, contendo:

  • Nome completo e NUSP do aluno.
  • Nome do orientador.

O que deseja prorrogar (Proficiência, Qualificação, Depósito), data atual que consta no Janus e prazos desejados em dias (verificar prazos máximos que podem ser solicitados, se 360 ou 720 dias).

É a primeira solicitação? Sim ou Não?

Depósito Digital

Uma semana antes de efetuar o depósito no sistema Janus, o aluno deverá enviar, via e-mail, para a secretaria do PPGEM, o formulário “Requerimento para Depósito de Dissertação e Artigo” (MESTRADO) e/ou “Requerimento para Depósito de Tese e periódico” (DOUTORADO), com os devidos artigos e certificados de submissão, aceite e/ou publicação/apresentação.

O aluno fará a submissão do trabalho online diretamente no sistema Janus e após a conferência de toda a documentação, não havendo nenhuma pendência, a CCP deverá aprovar o depósito (deferir no sistema Janus).

É recomendável que solicite o apoio para a bibliotecária do programa para normalizar/padronizar seu material através deste link ou consulte o Guia de Apresentação Dissertação/Tese.

Ressaltamos que a FICHA CATALOGRÁFICA e a menção “VERSÃO ORIGINAL” são obrigatórios na Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado.

Acessar o site, no caso de dúvidas.

Requerimento para Depósito de Tese

O formulário Requerimento para Depósito de Tese e Artigo (disponível no site do PPGEM) deverá ser enviado para a secretaria do PPGEM por e-mail com uma semana de antecedência da data do depósito juntamente as cópias dos artigos. Para os alunos de Doutorado e Doutorado Direto deve ser comprovada a submissão de pelo menos 1 (um) trabalho em congresso científico de repercussão internacional reconhecido pela comunidade, além da submissão de pelo menos 1 (um) trabalho em periódico científico indexado ISI Web of Science ou SciElo ou SCOPUS. Estes trabalhos devem ser em coautoria com o orientador, no tema desenvolvido na tese e submetidos durante o respectivo curso. A submissão de trabalho em congresso científico pode ser substituída pela submissão em periódico científico indexado ISI Web of Science ou SciElo ou SCOPUS no programa de mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto. Se o aluno de doutorado ou doutorado direto tiver um trabalho aceito em periódico científico indexado ISI Web of Science ou SciElo ou SCOPUS, estará dispensado de apresentar a segunda submissão de trabalho seja em congresso científico, seja em periódico científico.

Requerimento para Depósito de Dissertação

O formulário Requerimento para Depósito de Dissertação e Artigo (disponível no site do PPGEM) deverá ser enviado para a secretaria do PPGEM por e-mail (ppgem@usp.br) com uma semana de antecedência da data do depósito juntamente com a cópia do artigo. Para alunos de Mestrado deve ser comprovada a submissão de pelo menos 1 (um) trabalho em congresso científico de repercussão nacional ou internacional, reconhecido pela comunidade, em coautoria com o orientador, no tema desenvolvido na dissertação e submetido durante o respectivo curso. A submissão de trabalho em congresso científico pode ser substituída pela submissão em periódico científico indexado ISI Web of Science ou SciElo ou SCOPUS no programa de mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto.